quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reportagem e Conceito Errado de Física



Não é errado não saber; errado é não perguntar para aprender. O repórter que narra o vídeo acima cometeu um deslize ao explicar por que motivo o motorista do caminhão atingido pelo raio não se machucou. Ele afirma que "a borracha do pneu protegeu o motorista da descarga elétrica". Explicação infeliz. Este não é o motivo da segurança oferecida pela carro. Pense um pouco e explique melhor o ocorrido. Em outro post darei a explicação.

2 comentários:

  1. Submetido a uma ddp suficientemente alta, a borracha do peneu (isolante a principio) passa a ser um condutor; Assim sendo, não ofereceria segurança a pessoa dentro do veículo. Mas tendo que a estrutura externa do carro é metálica (portanto um condutor), a corrente passa toda pela lataria e vai para a terra não provocando danos ao motorista.

    ResponderExcluir
  2. Ocorre uma blindagem eletrostática. No interior do caminhão o campo permanecerá nulo, mesmo após a descarga elétrica do raio. Isso é garantido por um efeito interessante, demonstrado por Faraday, num experimento chamado de gaiola de Faraday.

    ResponderExcluir